Se, eventualmente, já sentiu frustração e decepção por não atingir um objectivo, então já descobriu algo importante sobre definição de objectivos: não é fácil!

Não alcançar um objectivo a que nos propusemos, pode acontecer por variados motivos, mas o mais comum é alguma falha no planeamento. Algo no caminho estancou o progresso. Se detectarmos o que foi, detalhadamente e sem desculpas, poderemos retomar ou mesmo reformular o caminho e, assim, facilitar o sucesso.Isto funciona para qualquer objectivo, quer seja pessoal, profissional, financeiro ou outro de qualquer ordem. Primeiro é essencial entender como funciona a definição de objectivos e saber que há ciência a apoiar estes aspectos.


Edwin A. Locke e Gary P. Latham são pesquisadores e especialistas no processo de planeamento de objectivos e publicaram um estudo que demorou 35 anos a ser concluído. Entre os seus resultados, destaca-se que a concretização de metas têm uma relação próxima com a motivação e a autoconfiança.
Além disso, o estudo de Gail Matthews de 2015 demonstrou que definir os objectivos e escrevê-los em papel, é extremamente importante quando se trata de os alcançar.  “O meu estudo fornece evidências empíricas para a eficácia de três ferramentas de coaching: responsabilidade, compromisso e escrita dos objetivos”, disse Matthews.
Quem estabelece objectivos escritos e bem definidos usufrui de muitos benefícios.

Entre eles estão:


Sentimento de felicidade – as pessoas que alcançam os seus objectivos, têm uma visão mais positiva e aumentam os sentimentos de bem-estar e realização pessoal. 

Maior sucesso financeiro – as pessoas que alcançam os seus objectivos na área dos recursos financeiros, geram dinheiro extra em contas poupança ou noutras soluções de rendimentos e lucros por terem ideias diferentes de como obter esse rendimento extra.

Maior produtividade – as pessoas que alcançam os seus objectivos têm o reconhecimento de que são fazedores de coisas. Sempre que terminar um projecto, significa que geriu bem o seu tempo, que se focou e se organizou correctamente. 

Maior paz de espírito – as pessoas que alcançam os seus objectivos percebem que têm a sua vida sob controle o que lhes dá uma sensação de tranquilidade generalizada.

Melhora a saúde – as pessoas que alcançam os seus objectivos nas áreas da nutrição e do exercício físico sentem-se com mais energia e motivação, para além de se sentirem bem com o seu corpo.

Realizar sonhos – as pessoas que alcançam os seus objectivos têm muito mais probabilidade de realizar os seus grandes sonhos. Estes podem ser fazer grandes viagens, comprar uma casa, iniciar um negócio ou estabelecer relações pessoais mais recompensadoras.

Cultivo da Gratidão – as pessoas que cultivam a gratidão por pequenas coisas do dia-a-dia, aumentam a sua apreciação por aquilo que são, pelo que têm e pelo que as rodeia. Sentem-se agradecidas e contentes e compreendem melhor o que é realmente importante para elas. 


Alcançar os seus objectivos com a Personal Coach Agenda da QuestionAr-t
A Personal Coach Agenda da QuestionAr-t está desenhada para pessoas que querem viver a vida da melhor maneira possível, que pretendem construir dias com significado e com isso conquistarem mais vezes a sensação de plenitude.
Se neste momento se sente preso, como se nunca tivesse tempo para fazer as coisas que são realmente importantes para si, então precisa de uma agenda.

saber mais sobre as agendas QuestionAr-t aqui

Na Personal Coach Agenda da QuestionAr-t poderá identificar, definir e planear todos os seus objectivos. Além disso, terá disponíveis ferramentas de coaching que lhe conferem a oportunidade de os ir rastreando, passo a passo, para que possa melhorar o seu percurso constantemente.  Com o seu tamanho prático, estabelecendo um compromisso entre a escrita e o transporte, a Personal Coach Agenda da QuestionAr-t é fácil de levar para todo o lado. Isso fará com que tenha sempre presente os seus objectivos.

Muito mais que uma agenda, facilita a organização da sua vida, dos seus pensamentos e conquista dos seus resultados. Encontrará espaço para reflectir sobre a sua vida, as suas escolhas e o seu foco. Essa reflexão é fundamentar na experiência do percurso de estabelecer objectivos. Terá consigo informação a tempo real sobre o seu progresso e poderá fazer ajustes à medida que avança.

Se pretende começar a definir os seus objectivos de uma forma prática que facilita a sua resolução, então poderá começar pela Personal Coach Agenda da QuestionAr-t! Muito mais do que uma agenda, é um guia para o sucesso na conquista de objectivos e concretização de sonhos.

Alcance uma versão mais positiva e produtiva de si mesmo.

Ana Ferraria

Coach e fundadora da QuestionAr-t

#QuestionArt #FazBoasPerguntas