reflexão questionar-t
Acabo de rever toda a minha Agenda QuestionAr-t de 2017 e de fazer o exercício da Roda da Vida referente à avaliação anual e, facilmente concluo, que foi um ano muito intenso, cheio de objectivos cumpridos, de muito trabalho, saídas da zona de conforto e de grandes aprendizagens. Sinto-me emocionada e feliz. Senti que foi um ano de mudança. Muito mudou em mim, no trabalho, na alimentação dos meus laços, na análise e dedicação que prestei aos meus padrões limitantes, no tempo que dediquei a mim, ao meu desenvolvimento e aos outros.
A minha Roda da Vida do final do ano mostra que eu fui lá buscar mais. Comparo-a com a avaliação que fiz a meio do ano e percebo que, no que não me sentia satisfeita, coloquei a minha atenção, defini um plano de acção, executei-o e os resultados foram notáveis e notórios. Se estás a ler isto e a ver a imagem da minha Roda da Vida, não a avalies. O teu Mapa Mundo é diferente do meu e o que para mim é um 8 para ti pode ser um 2 ou quem sabe um 10! Não é na comparação que a avaliação funciona, é no sentimento interno que a nutre. É o que para mim significa um 8 que faz sentido.
No fim, senti que vivi 2017 intensamente. Na verdade, nalgumas áreas até me senti envergonhada por pensar que não tinha dado tanto de mim. Noutras senti uma gratidão enorme por tudo o que recebi. Noutras ainda um sentimento de plenitude!
Espero que também tu tenhas dedicado um tempo à tua reflexão anual, porque sei por experiência própria que o resultado disso é bastante positivo: O que fiz e o que não fiz e como me sinto satisfeita ou insatisfeita com isso, traz-me a responsabilidade das escolhas que quero fazer de hoje em diante.
Que as análises de 2017 fortaleçam os objectivos de 2018.
Com imensa gratidão, Ana