Sei por experiência própria que podemos conseguir mais com pouco, basta seguir a metodologia certa. Vivi muito tempo adormecida. Acreditava que era a vida que devia trazer-me oportunidades. Colocava a minha satisfação em algo exterior a mim. Quando me disseram que essa visão estava errada, sofri. Não queria acreditar, errada, como assim!? Eu acreditava que já tinha feito tudo o que estava ao meu alcance. Que não havia mais soluções e só me restava ESPERAR. 

A adaptação a uma nova visão e forma de pensar e agir não é imediata nem rápida. Trazer para mim a RESPONSABILIDADE foi a chave que mudou tudo!

  • Se não estou a ver soluções, é porque não estou a mudar de perspectiva!
  • Se a vida não me traz oportunidades, eu procuro-as ou então crio-as!
  • Se eu quero, eu posso e eu vou conseguir!

 

Foi quando passei a viver segundo estas 3 pequenas regras, que comecei a sentir falta de uma ferramenta como a Personal Coach Agenda. Precisava de um sítio onde pudesse escrever o meu plano e tê-lo sempre ao meu lado. Uma ferramenta que fosse simples e eficaz para conseguir realizar o meu máximo potencial, sem investir anos em formações e leituras de centenas de livros para conseguir os mesmos resultados. Na Personal Coach Agenda está tudo pronto.

 

10 coisas que deves saber se usas ou estás a pensar usar a Personal Coach Agenda da QuestionAr-t

 

1. Lê as instruções

A Personal Coach Agenda não é só uma agenda! No início, encontras todas as instruções para retirares dela a máxima potencialidade! Toda ela foi desenhada com base nas ferramentas do Coaching, da Psicologia Positiva, da Programação Neuro-linguística, do Mindfulness e para entrar neste universo e obter resultados é necessário seguir alguns passos.

 

2. Mergulha fundo antes de acelerar 

O conteúdo da Personal Coach Agenda irá ajudar-te a alcançar as tuas metas diárias, semanais, mensais, trimestrais, semestrais e anuais, e está toda desenhada para te acompanhar e apoiar nesse processo. Não esperes que ter a agenda, por si só, vai fazer alguma coisa por ti! É necessário dedicar-lhe tempo, fazer as primeiras reflexões, depois clarificar o caminho a seguir e manter a rotina.

 

3. Reduz as tuas expectativas

A menos que já estejas habituad@ a usar um sistema de planeamento e definição de metas e objectivos semelhante, ou fazes coaching há algum tempo, ou és coach, terás um período de adaptação. É como uma maratona – não vais conseguir correr os 42,195km sem começares por correr 5km, 10km, 20km. No início vai custar-te correr 5km. Depois, com a prática, correrás 20km sem dificuldade e vai chegar o dia em que vais conseguir correr a maratona completa! Na Personal Coach Agenda vai acontecer o mesmo processo e será necessária disciplina diária para entender como funciona e começar a ver pequenos resultados a transformarem-se em grandes conquistas!

 

4. Mantém à mão

Conheces aquele ditado “longe da vista, longe do coração”? Pois é… Se não tiveres sempre contigo à mão a Personal Coach Agenda, não a usarás, logo… não verás quaisquer mudanças na tua vida. Não a deixes na prateleira nem em cima da secretária. Mantém-a sempre junto a ti, como um apoio à rotina diária. O facto dela ser bonita e suave ao toque, também ajuda. Não vais querer escondê-la!

 

5. Preenche

Depois de ler as instruções e os ensinamentos do início da Personal Coach Agenda, deves preencher todas as páginas e dedicar tempo a pensar em todas as perguntas. Pega na caneta que mais gostas e escreve. Não há respostas certas ou erradas. Existem sim, as tuas respostas e essas são as certas para ti! Preenche com muita dedicação o quadro do plano de objectivos. Vais ser convidad@ a sonhar alto e a perceber que chegar à linha da meta numa maratona, começa com pequenas corridas no bairro. Um pequeno passo hoje, outro amanhã e depois de amanhã. Se tiveres pensamentos como “Eu nunca vou conseguir realizar os meus grandes sonhos; nunca vou construir estes hábitos; nunca conseguirei gerir bem o tempo, ou cumprir estes rituais diários”, tenho boas notícias para ti: quando escreves o que queres, não estás a sonhar, estás a planear! A diferença entre sonhos e objectivos é ter um plano. Provavelmente não vais alcançar tudo o que esperas, mas garanto-te que a semente fica plantada e escrever em papel é um grande passo. Preencher é estabelecer um compromisso contigo, um movimento energético que garante uma acção e que inicia o caminho para os resultados. Vamos afastar pensamentos negativos e castradores como “eu não consigo; isto não me ajuda nada; isto só me faz perder tempo; tenho medo de mudanças e compromissos” para pensamentos positivos e impulsionadores como “eu quero, posso, eu consigo; se outros conseguem, eu também consigo; eu sou a minha primeira prioridade”. Estamos juntos!

 

 

6. Insiste

Se usares a Personal Coach Agenda uns dias e depois não a usares durante dias ou semanas, abre-a e começa novamente! Lembra-te, este é um novo sistema, um novo hábito. Começar, parar e recomeçar pode fazer parte do teu processo. Não desistas! Insiste! Sem culpa. Tal como um GPS, quando não sais na rua que ele te indicou, ele faz uma pausa e reajusta o caminho. Faz o mesmo contigo, com a tua disciplina, com os teus hábitos, com o teu plano e com os teus objectivos!

 

7. Não tentes fazer tudo

Temos tendência para passar da inércia à sofreguidão. Todas as resoluções de ano novo começam no primeiro dia do ano e vão perdendo a intensidade e no final de janeiro já deixámos tudo para trás! Porquê!? Porque vamos a todas ao mesmo tempo! Esse é o maior erro de quem quer conquistar objectivos a curto, médio ou longo prazo. A Personal Coach Agenda não vai falar contigo, não vai ralhar contigo, nem castigar-te porque não cumpriste com o que te comprometeste, quem faz isso és tu! Ela é um apoio ao compromisso que assumes contigo e ajuda-te a manter a disciplina, o foco, a organização e a acção. A Personal Coach Agenda facilita-te a alcançar o que te propões, e é mais eficaz ir devagar e manter a consistência, do que ir depressa. Lembra-te da maratona! Não vais conseguir correr os 42,195km da primeira vez que sais para a rua! Usa a comunidade QuestionAr-t no facebook para procurar apoio. Partilha com outras pessoas que estão no mesmo caminho que tu, o que está a funcionar menos bem. Partilha a tua vulnerabilidade e receberás muito em troca. Faz o melhor que consegues com os recursos que tens, começa aos poucos e vai expandido: os hábitos, as metas diárias, os objectivos mensais e as conquistas trimestrais, semanais e anuais. 

 

8. Prioriza

Prioriza tudo: os sonhos mais importantes AGORA, as tarefas mais importantes HOJE, as prioridades do DIA, as metas da SEMANA, os objectivos do MÊS, os gastos, os investimentos, as acções, as conversas, as relações, as actividades, os hobbies, a energia, a coragem, o empenho, a diversão, a produtividades, a gratidão, as escolhas. Na Personal Coach Agenda és convidad@ a priorizar-te a toda a hora. Prioriza-TE!

 

9. Torna-te anual

Compromete-te com ciclos anuais. O ano civil não é só um período de 12 meses com 365 dias, contados de 1 de janeiro a 31 de dezembro. O ano civil deve ser olhado como um ciclo na tua vida onde não há tempo a perder com o que não é importante. São 365 oportunidades para ser feliz e viver o dia-a-dia com significado. A Personal Coach Agenda é a tua coach a apoiar-te, a motivar-te e a capacitar-te para seres a tua melhor versão, e conquistar para a tua vida pessoal e profissional, o que mais te faz feliz. Investe em ti todos os anos e vais ver os resultados a manifestarem-se.

 

10. Confia

Há áreas da tua vida que nunca pensaste optimizar ou rastrear. Saúde, desenvolvimento pessoal, relacionamentos, amigos, família, liderança pessoal, são áreas que podes definir objectivos e começar a rastrear na Personal Coach Agenda. São áreas relevantes para a nossa felicidade e devem ser olhadas como as mais comuns: poupanças, peso ou exercício físico! Todo o processo desenhado na Personal Coach Agenda foi pensado para o máximo potencial, a máxima satisfação pessoal, a máxima realização profissional. Confia que funciona!

 

 

Basta investir, ler, preencher, agir e confiar!

 

Ana Ferraria

coach e fundadora da QuestionAr-t