7 passos para te tornares a tua melhor versão

<p>

No mundo louco das redes sociais estamos constantemente a ser aliciados a ter, ir, fazer, comprar. Querendo ou não levamos sempre com a última novidade que toda a gente tem ou toda a gente quer ter. Pessoalmente acredito que paralelamente a esse movimento das posses materialistas, segue outro das pessoas que procuram o autoconhecimento, a realização pessoal e profissional de dentro para fora. Procuramos experiências que nos enriquecem, que nos abrem perspectivas sobre nós, sobre os outros e sobre o mundo. Pretendemos flexibilidade para trabalhar onde queremos, ambicionamos amar o que fazemos e ganhar dinheiro com isso. Queremos ser mais autênticos e viver em fluidez com a nossa autenticidade.
<p>
Não existe fórmula mágica para criar a melhor versão de nós. No entanto, a nossa capacidade de criar esse “melhor eu” começa sempre no mesmo lugar: dentro de nós. Depois de aceitar que temos poder sobre a mudança que queremos ver manifestada na nossa vida, estamos prontos para começar a criar uma pessoa mais plena, bem-sucedida e feliz.
<p>
Cada um dos passos que partilho a seguir pode ser ajustado à tua vida, a quem tu és e ao que procuras. Para que encontres motivação e vivas a vida com todo o teu potencial, estes são os 7 passos para ser a melhor versão de ti que passei a colocar em prática no meu dia-a-dia.
<p>

1. Assume a responsabilidade da tua vida

O que gostas de fazer? Que decisões tomas por ti? As pessoas com quem te relacionas estão alinhadas com quem queres ser? O tempo que tens livre é utilizado para criares a vida que queres ou para esqueceres a vida que tens?
Estas são algumas perguntas poderosas que nos podem despertar. As tuas respostas podem ser o gatilho que te falta. É importante assumir a responsabilidade pelas decisões que tomas, independentemente de quem elas afectam. Tu és a pessoa mais importante da tua vida e mereces o mesmo respeito e honestidade por ti que ofereces aos outros. Se cometeres erros, assume-os e aceita a responsabilidade pelas tuas acções. Aos poucos, a autocompaixão aumenta e vais conseguir tornar-se na tua melhor versão.
<p>

2. Treina a tua mente

O teu cérebro controla tudo o que fazes. Quer seja de forma consciente ou inconsciente, o teu cérebro vai ao comando da tua vida. Quando te julgas e criticas negativamente vais convencer-te disso. Cuidado! Desliga o botão da negatividade, do pessimismo, do perfeccionismo, dos julgamentos e das autocríticas. Seja o que for que te coloque em baixo, inverte-o e reprograma com o pensamento positivo oposto. Sempre que te apanhares nessa situação. Diz a ti mesm@ que és que és capaz de conseguir conquistar o que queres para a tua vida. Diz a ti mesm@ que és merecedor de tudo o que existe de bom e que isso vai aparecer no teu caminho. O mundo aguarda pelo teu máximo potencial!
<p>

3. Perdoa

O apego aos problemas, às más palavras e aos erros do passado impede que te tornes na tua melhor versão, isto sem falar dos problemas que isso pode trazer para a tua vida e saúde mental. No momento em que perdoas tudo se torna mais leve ou até desaparece. Pode não acontecer de imediato, mas com o tempo vais ficando cada vez mais perto da leveza e da felicidade. Carregar coisas negativas vai ser pesado e amargura vai-se instalando. Não queiras isso para ti! Sem essa dor, podes investir o teu tempo e energia em aspectos positivos da tua vida e conseguir ser cada vez mais a tua melhor versão.
<p>

4. Sê honest@

Ser honest@ contigo e com os outros vai levar-te mais longe e a viver uma vida com mais fluidez. Pratica o bem e evita desonestidade. Esta prática está intimamente ligada ao ponto 1 de assumires a responsabilidade por ti e pelo impacto que as tuas acções têm na tua vida, na vida dos outros e ao teu redor.
<p>

5. Prioriza as prioridades

Escolhe fazer coisas e lidar com pessoas que te fazem feliz. O resto gere com moderação! O tempo é o bem mais precioso que tens na tua vida e perdê-lo com tarefas e pessoas que te deixam infeliz vai sugar toda a tua energia. A vida é muito curta e passa a correr! Não te deixes levar pelo drama, pelas más decisões e por dias infelizes. Usa o teu tempo com a maior eficácia possível e cria o hábito de decidir diariamente as tarefas e pessoas a quem vais dedicar o teu tempo. Faz o que te deixa feliz em primeiro lugar! Acorda mais cedo se for preciso, pratica meditação ou exercício físico, lê 2 páginas de um livro, assiste a um vídeo inspirador. Estes hábitos vão alimentar o ciclo da felicidade e priorizar-te vai deixar-te alegre para enfrentar o dia.
<p>

6. Procura o equilíbrio

Como tudo na vida, o equilíbrio é a medida certa. Trabalhar horas a mais ou ver netflix tempo demais pode fazer-te perder a conexão com pessoas e isolar-te. Somos seres sociais e é importante manter as conexões e os relacionamentos com quem nos faz feliz. Mantém o contacto com pessoas bem-dispostas, passa tempo de qualidade com elas, riam e alimentem conversas sobre assuntos positivos.
<p>

7. Cultiva a gratidão

Olha à tua volta. Onde quer que estejas neste exacto momento, o que vês e que sentes gratidão? Quem sabe se é o sol que brilha, ou os passarinhos a cantar lá fora. Ou algum objecto que torna a tua vida mais fácil, ou alguma coisa que escutaste alguém dizer. A vida é incrível e poder vivê-la é o maior motivo para sentirmos gratidão. Olha para as pequenas coisas e reconhece o quão são importantes. Identifica as tuas crenças limitantes e reprograma-as para algo de bom. Vais sentir uma enorme gratidão por cada pequeno gesto que faças por ti. A gratidão é a semente do bem-estar e se a regarmos todos os dias ela vai crescer e crescer.
<p>
Este caminho de te tornares a tua melhor versão é infinito. A cada dia existe a oportunidade para viver a vida com significado e o primeiro passo és tu quem decide dar. O resultado disso é a satisfação pessoal, a fluidez nos altos e baixos do dia-a-dia e a plenitude de se viver a vida a valer a pena!
<p>
<p>
<p>
Vamos conectar-nos nas redes? Lá partilho com frequência ferramentas passo a passo que facilitam o caminho de te tornares a tua melhor versão e viver a vida com significado!
<p<p>>
<p<p>><p>
Tem um dia feliz!
<p>
Ana Ferraria
designer, coach e fundadora da QuestionAr-t