Olá a todos! 
Hoje falo-vos de tema polémico!
Uma questão que me colocam frequentemente: para quê escrever numa agenda em papel se temos o telemóvel? ou ainda, porque não usar uma aplicação em vez de uma agenda em papel?
A diferença base aqui situa-se entre escrever à mão ou digital num computador ou telemóvel.
A verdade é que devemos fazer o que fizer mais sentido para nós e não há certo nem errado em fazer uma coisa, ou outra, ou ambas. Há várias pesquisas que indicam que escrever à mão tem vários benefícios. O Coaching e outras ferramentas de desenvolvimento pessoal assimilaram-nos para um percurso eficaz na conquista dos objectivos. 
1. Recuperação eficaz da memória
Escrever à mão ajuda-nos a reter as informações, porque o acto de escrever proporciona-nos abrandamento e concentração, o que nos faz usar diferentes partes do nosso cérebro. Acontece o mesmo quando estamos a aprender algo novo. Se o escrevermos à mão, toda a informação fica retida com mais facilidade na nossa memória e o acesso a ela é facilitado.

Embora consuma um pouco mais de tempo, as anotações à mão permitem uma melhor recuperação da memória a curto e a longo prazo, pois contêm as nossas próprias palavras e caligrafia. Podem servir como dicas de memória eficazes, recriando o contexto e o conteúdo do que registamos à mão.

Quando escrevemos à mão criamos relações entre cada palavra que registamos. A caligrafia ativa partes do nosso cérebro envolvidas no pensamento e na memória de trabalho e permite armazenar e gerenciar informações. O movimento associado à caneta e à mão pode ajudar-nos a codificar e a reter informações a longo prazo.

2. Pensamento crítico aguçado
Comparando a caligrafia com a digitação, ficamos mais expostos ao pensamento crítico ao escrever à mão do que ao digitar. A escrita manual permite-nos pensar mais profundamente sobre as informações que estamos a registar e incentiva-nos a expandir os pensamentos e a formar conexões entre eles. Isto pode ser ainda mais aprimorado quando se usam canetas de tinta colorida como um sistema de código de cores para organizar pensamentos e formar mais conexões.As pessoas que mantém o hábito diário de escrever podem identificar relações entre ideias abstratas e desenvolver soluções mais criativas para problemas complexos. 
3. Compreensão estruturada
Ao escrever manualmente desenvolvemos uma compreensão mais forte do que ao digitar num computador ou num smartphone. Como a escrita manual é mais lenta e requer mais disponibilidade de atenção, todos os registos são processados pelo cérebro com mais dedicação, de forma a que a informação faça sentido para cada um de nós. 
Isso ilustra um dos outros benefícios de manuscrever versus digitar. A caligrafia força o nosso cérebro a envolver-se mentalmente com as informações. Por outro lado, a digitação incentiva anotações textuais sem pensar muito nas informações. Essa transcrição irracional pode levar a uma falta de compreensão e aplicação significativas das informações, embora possamos digitar rapidamente mais palavras.
É mais fácil criar o hábito de definir objectivos e de os concretizar se os escrevermos à mão. No livro “Hábitos Atómicos”, James Clear explica que tudo o que nos rodeia tem impacto nos nossos hábitos. Então se queremos criar um ambiente que nos rodeia que nos direcciona para o sucesso, teremos que o criar sem os gatilhos que distraem o nosso comportamento eficaz: as notificações!
Digamos que gosta de escrever as suas tarefas diárias no smartphone, que é um objecto de múltiplas funções disponíveis. A relação que mantemos com o nosso smartphone é tão ampla quanto ver o e-mail, o estado do tempo para amanhã, tirar selfies para alimentar as nossas redes sociais, etc, etc. Por outro lado, a Personal Coach Agenda é um objecto de foco e gestão diária de tarefas que impactam bastante a nossa vida pessoal e profissional. Sabemos que a Personal Coach Agenda serve para mantermos hábitos alinhados com os objectivos que pretendemos realizar ao longo de todo o ano e que não contém distracções. 
Existe algo muito especial no acto de sentar, segurar uma caneta e registar alguma coisa. O tempo, o espaço, o movimento, a atitude, a disposição, o contacto com o papel implica uma manifestação energética e emocional associadas, que impulsionam o conteúdo da nossa escrita. É todo um processo neurossensorial. 
A caneta e o papel são objectos centenários de compromisso e fazê-lo numa agenda com o grafismo alinhado com a nossa melhor gestão e a nossa melhor versão, causa um alto impacto nos nossos resultados. A expressão da nossa personalidade no papel é uma manifestação de querer, de gestão e de acção, absolutamente fundamentais para o nosso sucesso. 
As vantagens de escrever no computador e no smartphone são óbvias: é mais rápido, a informação pode ser guardada com mais segurança, ou até partilhada e impressa. Se para si escrever as suas prioridades do dia, o seu estado mental e as suas intenções diárias, de forma digital é mais fácil, faça-o! É muito mais importante que o faça digitalmente do que não escrever de todo! A relação energética e emocional é que não é a mesma e o resultado disso pode ser menos eficaz. 
A minha experiência pessoal baseia-se em seguir as sugestões de gestão eficaz da Personal Coach Agenda e escrever diariamente à mão toda a minha gestão diária. Faço-o há 10 anos e o impacto nos resultados e nas minhas conquistas, têm sido gigantesco! No telemóvel coloco unicamente os alertas que pretendo mesmo que apitem e me lembrem de alguma tarefa importante a ser feita naquele horário específico ou, registo alguma nota que me lembro de repente, ou algum nome que pretendo pesquisar mais tarde, ou algum livro que vejo e quero comprar online. 
Os benefícios da escrita à mão não se ficam só em tomar notas mais eficientes e eficazes – a escrita à mão também permite que a observação que fazemos sobre nós, aprofunde a nossa personalidade. 
Ter uma agenda em papel, sobretudo como a Personal Coach Agenda que está construída para nos apoiar e encaminhar para a nossa melhor versão, e escrever nela a caneta, assumindo compromissos connosco próprios, é relevante na nossa acção e, consequentemente, nos nossos resultados de sucesso.
Seja a sua melhor versão e viva a vida com significado!
Gratidão, 
Ana Ferraria
coach e fundadora da QuestionAr-t