
O foco é o trabalho fundamental que o Coach traz a quem se entrega num processo de Coaching.
Sem um foco não sabemos para onde queremos ir. Sem ele não desligamos todos os acontecimentos que voluntariamente ou involuntariamente nos trazem dispersão. O objectivo é não gastar tempo com o que não importa ou que não é relevante no alcance da meta que se pretende atingir. O nosso foco pode fazer-nos conquistar a nossa meta ou afastar-nos dela.
O foco começa com disciplina e disciplina começa na mente. Só depois de estar na mente consciente, será vivido na prática.
Quando mudamos o foco vamos também mudar a nossa atitude e ao mudar a atitude irá contribuir para mudar os nossos resultados. Para mudar os resultados temos que mudar o foco!
Como colocar em prática o foco na meta que queremos alcançar?
1- Onde coloco o meu foco a maior parte do tempo?
Desafio a que esta resposta seja colocada por escrito. Escrever faz-nos ter consciência do que sentimos de uma forma mais clara. Num momento do dia mais calmo e tranquilo, parar por uns minutos e pensar no que dedicamos o nosso pensamento a maior parte do tempo.
“Na maior parte do meu dia eu penso no dinheiro que está a acabar, nas contas para pagar, na renda, no supermercado… em tudo o que tenho para pagar no fim do mês”
2 – Onde quero colocar o meu foco?
Quando direcionamos o nosso foco estamos a iluminar para onde queremos ir e a “apagar” tudo o que não importa.
“Quero colocar o meu foco na fluidez do meu trabalho, nos clientes novos, nos contractos fechados”
3 – Definir (e escrever) os motivos da mudança
Porque é que eu quero mudar o meu foco? Que benefícios vou ter? O que eu vou ganhar com este foco? Como é que este meu foco vai também influenciar as pessoas e/ou organizações que me rodeiam?
Fazer uma auto-motivação para nos convencermos a nós próprios dos benefícios de mudar e definir o nosso foco.
“Se eu for mais focado vou cativar mais os clientes, ser mais criativo nas ideias para apresentar como resultado do meu trabalho, vou fechar mais contractos, sentir-me mais feliz e ganhar mais dinheiro de comissão no final do mês.”
4 – Activar lembretes!
Espalhar post-its (no espelho da casa de banho, no frigorífico, no espelho do carro, no ecrã do computador, etc.), colocar alertas no telemóvel, fechar tempo na agenda, escrever diariamente o foco, colocar uma imagem de fundo no ecrã do computador, do telemóvel, etc. Tudo o que nos ajude a lembrar que aquele (e não outro) é o nosso foco.
O cérebro está habituado ao padrão antigo e tudo acontece por hábito, sem consciência, logo ao colocarmos vários lembretes vamos activar uma parte do nosso cérebro que definiu o que quer alcançar.
5 – Partilhar é criar compromisso
Partilhar com as pessoas mais próximas (amigos, família, colegas de trabalho) qual é a nossa meta, o nosso foco, o nosso objectivo, vai fazer com que sejamos questionados pontualmente sobre onde estamos no processo, o que estamos a fazer para o alcançar e isso vai activar uma comunidade a falar-nos sobre o nosso foco de forma positiva.
No fim, manter sempre a atitude positiva e responder à pergunta:
O que eu posso fazer para que este foco dê certo?
Com gratidão
Ana Ferraria
QuestionAr-t
#questionart #fazboasperguntas
You must be logged in to post a comment.