#10yearschallange

A propósito do #10yearschallange que anda por aí nas redes sociais, fui procurar a minha fotografia de 2009 e fiquei emocionada! Que caminho brutal há entre a Ana de 2009 e a Ana de 2019! Fiz por horas uma auto-análise e decidi partilhá-la, pois o meu caminho pode de alguma forma tocar no teu.

Em 2009 passei pelo momento mais desafiante da minha vida. Desempregada, desapaixonada, sem conseguir ver o caminho certo a seguir, completamente perdida, sem auto-estima e, sobretudo, num profundo estado de desamor. Sem grandes surpresas, caí numa depressão. Medicada, desanimada e em luta para sair daquela espiral, levei meses e meses de dias maus. Já em 2010, em Abril, recebo na caixa de e-mail um vídeo sobre um evento de Desenvolvimento Pessoal que iria acontecer dali a poucos dias. No vídeo promocional, um dos testemunhos de quem já tinha participado naquele evento, tocou-me profundamente. Esse testemunho foi “Temos dentro de nós, todos os recursos que precisamos para tudo aquilo que pretendemos conquistar na nossa vida!” 

Nem imaginam aquilo que eu senti! UAU! Eu quero fazer isto! E fiz! O evento foi o Trata a Vida Por Tu do Daniel Sá Nogueira. Um curso intensivo de 3 dias absolutamente transformadores, duma imersão e emersão alucinante entre a euforia total e a sombra mais escura, numa total presença fora da zona de conforto! 

A partir desse fim de semana de Abril nasceu uma nova Ana! Renasci aos 30 anos! A partir daquele momento, decidi que aquela frase iria ser a minha verdade: eu seria responsável por tudo aquilo que acontecia na minha vida! 

Fiz um mergulho profundo de auto-conhecimento, de cursos, workshops, formações, leitura de dezenas de livros na área do desenvolvimento pessoal. Eu queria mesmo saber como se fazia isto de conquistar sonhos e objectivos! Depois veio a formação em Coaching – a Certificação Internacional e o Master Coach. Seguiram-se os retiros, as viagens e as conquistas de superação, passinho a passinho. Tudo se foi transformando pelo facto de eu fazer coisas novas, coisas diferentes daquilo que até então tinha feito e colocar-me perante experiências fora da minha zona de conforto. Aceitei um emprego temporário de 1 mês que se transformou no meu emprego fixo há mais de 5 anos. Criei a QuestionAr-t nas horas de lazer e alimento-a ainda assim, com foco, dedicação e determinação em acrescentar valor, com o propósito de levar as transformadoras ferramentas que aprendi no desenvolvimento pessoal, ao maior número de pessoas possível! 

A virada não foi só ir ao fundo do poço. A virada não foi só ir ao TVTU. Não foi só ler. Não foi fazer retiros, nem viajar! A virada foi eu decidir assumir a responsabilidade pela minha vida e Agir! Foi TABDC – Tirar A Bunda Da Cadeira e fazer coisas novas. Foi sair da zona de conforto! Avançar, num passinho bebé a seguir ao outro.

Acredito que não há UMA META FINAL onde sinta que agora estou bem, que tenho tudo o que quero e como quero. Estou longe de me sentir satisfeita! Tornei-me demasiado inquieta em atingir objectivos, em viver com significado. Acredito sim que a meta está em avançar no caminho, que agir me faz ter mais motivação e consequentemente mais e melhores resultados. Se o sensacionalismo poderia usar a frase “De Desempregada a Empreendedora” eu prefiro valorizar “De Descrente a Responsável”, porque sendo eu o que for e fazendo eu aquilo que fizer, por conta própria ou por conta de outrem, a responsabilidade de entregar valor é minha, a responsabilidade das escolhas é minha e a responsabilidade dos resultados é minha.

Que emoção é ver a grande ascensão na minha vida em 10 anos! Que grande trabalho interno! Que grata sou a quem do meu caminho fez parte! Todos foram importantes para as aprendizagens que fiz. Obrigada! Obrigada! Obrigada! Não importa se estou mais magra ou mais gorda! Se tenho mais rugas ou um nariz novo ?! O que importa é o caminho que percorri e que me trouxe a ser o que sou hoje! Muito melhor do que há 10 anos! Que venham mais 10!

E tu? Como queres ser daqui a 10 anos? O que queres estar a fazer daqui a 10 anos? Que legado queres estar a partilhar com o mundo daqui a 10 anos? O teu talento muda o Mundo! Quando o vais partilhar connosco?


Imensa gratidão,

Ana Ferraria


#QuestionArt #FazBoasPerguntas