Numa era em que os smartphones, computadores e tablets andam nas nossas mãos, em que existem aplicações para tantas áreas, porquê usar o papel para programar e gerir a tua vida? Esta é a questão mais colocada quando se fala da Personal Coach Agenda. Existem várias vantagens sobre usar um plano de objectivos como a Personal Coach Agenda mas este post não é sobre elas. O tema aqui é tirar partido das potencialidades das ferramentas digitais e combiná-las com a Personal Coach Agenda analógica, para conseguirmos o máximo resultado sobre a gestão e equilíbrio da rotina do dia-a-dia. 
  • Se usares ferramentas digitais e conseguires conquistar os teus objectivos, gerir a tua rotina e equilibrar a tua vida pessoal e profissional, óptimo!
  • Se usares ferramentas analógicas e conseguires conquistar os teus objectivos, gerir a tua rotina e equilibrar a tua vida pessoal e profissional, óptimo também!
  • Ambas têm vantagens e desvantagens e se usas uma em detrimento da outra, deves estar consciente de cada uma delas.
A minha partilha vai no sentido de combinar o melhor de ambas num sistema misto. É como faço e ensino a fazer. 
Faço a definição de objectivos no passo a passo que está na Personal Coach Agenda. É lá que divido os meus objectivos em metas trimestrais, mensais e semanais. É lá também que defino pequenas tarefas diárias que me colocam mais perto da conquista desses objectivos. Acções com tempo alocado, de comportamento ou hábitos.
Diariamente uso as ferramentas digitais da seguinte forma:
No telemóvel tenho todas as notificações das redes sociais silenciadas –  à excepção do toque de telefone, das sms e do Whatsapp.
No Whatsapp e no Telegram todos os grupos estão também silenciados.
Uso o Temporizador para determinar tempos para a prática dos meus hábitos diários. 
A saber:
  • Temporizo 20 minutos para fazer meditação;
  • Temporizo 45 minutos para ler – se não for possível tanto tempo, leio enquanto bebo café – 5 minutos
  • Assim que o temporizador toca, termino o que estou a fazer (meditar ou ler) e não estendo mais tempo, sigo para a tarefa seguinte.
Quando inicio o meu dia activo de trabalho, em poucos minutos, na minha Personal Coach Agenda, defino as 3 principais prioridades do meu dia (nunca mais do que 5), registo os meus hábitos já executados e fecho tarefas e compromissos em blocos de tempo. Por exemplo: marco reuniões com hora de começar e hora de terminar.
Esforço-me para reservar tempo adequado a cada tarefa, para que a mesma não se estenda e bloqueie todas as outras.
Ao final do dia, revejo como geri o tempo e o que terá que ser retomado no dia seguinte. É neste momento também que registo na reflexão semanal se existiu algum momento relevante.
Onde faço notas:
Faço notas de reunião no caderno Sumo, assim como escrita livre das minhas reflexões e inquietações.
Sempre que tiro fotos por algum motivo profissional, guardo-as num álbum com o nome do assunto e envio-as por e-mail ou por wetransfer.
Assim, entre o telemóvel e a Personal Coach Agenda, o meu dia é gerido de forma eficaz, com tempo para tudo. Esta organização da rotina, acalma a minha mente ansiosa porque me sinto aos comandos da minha vida e permite-me equilibrar a vida pessoal e profissional de forma a nutrir o meu bem-estar. 
Ana Ferraria
designer da Personal Coach Agenda, coach e fundadora da QuestionAr-t